Blog | Deseulance

A NR-12, que estabelece diretrizes de segurança para máquinas e equipamentos, pode parecer um obstáculo para muitos vendedores. A DeSeuLance, reconhecida por sua expertise no setor, oferece um ambiente seguro e confiável para a realização de leilões e oferece alternativas viáveis para a comercialização de máquinas e equipamentos afetadas por essa norma. Neste post, vamos explorar como você pode vender esses ativos de forma legal e segura.

 

O que é a NR-12?

A NR-12 (Norma Regulamentadora 12) é uma norma do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho em máquinas e equipamentos. Quando um equipamento não atende a esses requisitos, ele não pode ser comercializado para uso operacional. Nesse caso é importante considerar alternativas que permitam sua venda como sucata ou partes.

 

Alternativas para Equipamentos Não Totalmente Adequados

1. Leilão de Peças e Componentes

Desmontagem e Venda de Partes
Uma alternativa bastante utilizada atualmente devido a sua viabilidade é a desmontagem de alguns componentes do equipamento, caracterizando a venda como peças para máquina. Nessa sistemática os itens desmontados podem tanto ser vendidos em lotes separados, aproveitando-se itens como motores, engrenagens, painéis elétricos e sistemas hidráulicos, que ainda podem ter um valor significativo no mercado como também em lote único. Essa prática por vezes ajuda a recuperar valores substanciais com a venda do equipamento, também contribui para a economia circular, permitindo que outros possam reutilizar essas partes.

Benefícios:

  • Redução do desperdício.
  • Bom retorno financeiro.
  • Contribuição para a sustentabilidade.

2. Comercialização como Sucata

Classificação como Sucata
Outra alternativa que pode ser utilizada é a classificação fiscal do equipamento como “sucata”. Nesses casos, independente da natureza da operação, o estado do item ofertado pode estimular a briga entre potenciais compradores e valorizar o item ofertado. Essa abordagem permite que o material seja reciclado ou reaproveitado em outras aplicações a depender de seu real estado de conservação.

Documentação Necessária:

Nota fiscal caracterizando o material como sucata.

Benefícios:

  • Redução do desperdício.
  • Simplificação do processo fiscal e de venda.
  • Contribuição para a sustentabilidade.

 

Conclusão

A comercialização de equipamentos não totalmente adequados à NR-12 pode ser desafiadora, mas existem alternativas viáveis que permitem recuperar investimentos e contribuir para a sustentabilidade. Nesse cenário o leilão se destaca por estimular a disputa entre potenciais compradores, possibilitando a valoração de itens de difícil precificação justamente por suas limitações no processo de venda, sendo a Deseulance uma empresa que oferece maneiras de lidar com esses ativos de forma ética e legal.

Acesse a DeSeuLance e fique por dentro da nossa agenda de leilões!

Equipe DeSeuLance